DIY: missão do World of Warcraft

Quem me conhece sabe que eu adoro o jogo World of Warcraft. Quem me conhece melhor, sabe que eu conheci o jogo através de um ex namorado. Quem me conhece mais ainda, sabe que eu tinha feito um joguinho da vida real baseado no WoW para ele, com o objetivo que ele completasse quando fosse viajar para Madrid a trabalho. Bom, o namoro não deu certo, e ele chegou a recebe-lo após terminarmos, mas não faço a mínima ideia do feedback.

Antes de explicar o meu jogo, vou explicar o WoW para quem não conhece. Lá, nós temos muitas missões, muitas mesmo, e todas elas se parecem com isso:

Continuando a explicar para quem não conhece, as missões são pegas com um NPC (aqueles personagens do próprio jogo) e cada uma delas tem um objetivo diferente, com uma descriçãozinha e uma ou mais recompensas além da experiência, que faz você subir de nível (ou até mesmo aumentar sua “reputação” com algum grupo de personagens). Pensando nisso, fui pro Photoshop, peguei uma base das missões em branco e fui customizando minhas próprias missões.

Cada missão era para ser feita em algum momento da viagem do ex. Como por exemplo, precisar comprar cartões postais ou guardar os tickets de passagem. Toda vez que ele completasse uma missão, ele teria direito de pegar a recompensa daquela missão, que estava dentro de uma mala retrô cheia de presentes (recompensas). Na mala também coloquei potinhos de vidro com tampa de rolha com balinhas dentro para dar uma aparência de poção de mana/vida e fui personalizando todo o resto, incluindo cartinhas, álbuns de fotografia, etc.

Não que ele tenha chegado a receber tudo isso depois que terminou comigo, né, pelo contrário. Só recebeu as cartinhas de missões porque deram trabalho e algumas outras coisinhas que não interessava ficar comigo. Enfim, esses dias um moço colocou no grupo do WoW Brasil do Facebook um convite para sair de uma menina que fez para ele nesse formato e eu escrevi nos comentários a minha “dramática história”. Muita gente se interessou em saber como eu fiz e resolvi fazer um tutorial aqui.

DIY

Chega de enrolar, vamos ao que você precisa:

Materiais:

 – Adobe Photoshop (é um programa pago, você consegue a licença em adobe.com.br mas se a sua vibe é crackear, não me responsabilizo)

– Vontade de aprender

– Criatividade

– Uma gráfica legal

– Tesoura

– Presentinhos

Primeiro precisamos instalar as fontes! Fonte é a tipografia, o desenhozinho da letra no computador. No WoW, eles usam uns 3 tipos de fontes para títulos (só vamos usar uma) e aparentemente a fonte Arial para os textos. Eu precisei incluir a fonte Roboto Condensed Light para algumas partes do texto porque não tava chegando perto da aparência que eu queria com a Arial, mas caso você queira, use as fontes que desejar nessa parte.

As fontes:

– Títulos: Morpheus | Baixe aqui: http://www.dafont.com/morpheus.font

– Texto: Arial | Já vem instalada nos PCs

– Partes do texto: Roboto Condensed Light | Baixe aqui: http://www.dafont.com/roboto.font

Passo 1: Instalar as fontes

Você vai receber as fontes em um arquivo zipado que você pode abrir com o programa WinRar. Ele terá um arquivo ou mais com .ttf no final. Selecione esse(s) arquivo(s), copie com ctrl+c e cole ctrl+v na pasta de Fontes do seu computador. No Windows, para achar essa pasta, vá no seu Painel de Controle e a pasta estará lá. Se não encontrar, é provável que seu Painel esteja no modo de exibição de categoria. Mude no canto superior direito para “exibir por: ícones grandes”.

Passo 2: Fazer o download do PSD e abrir no Photoshop

PSD é o nome do arquivo do Photoshop que você pode abrir e editar. Criei um para vocês usarem com todos os elementos da missão. Faça o download aqui. Depois de fazer o download, abra o Photoshop, pressione CTRL+O e selecione o arquivo que você acabou de baixar para abri-lo.

Passo 3: Editar o PSD

Agora vem a parte divertida! Quem não tem experiência com o Photoshop pode se perder um pouco então vou tentar explicar ao máximo como editar os textos e imagens e mesmo assim, se você não entender, pode deixar um comentário que eu ajudo.

1. A sua tela deve estar parecida com isso aqui:

A parte mais importante para estar aberta é a de Camadas/Layers, que no meu caso está no canto direito inferior com todos os elementos do meu documento, que aqui vou chamar de camadas. Caso você não tenha encontrado essa aba, aperte F7 do seu teclado (ou vá em Janela > Camadas).

2. Vamos começar mudando o “Nome do NPC”. No jogo, o nome do personagem que te entrega a missão é o que aparece nesse lugar. Como você irá entregar a missão, pode ser o seu nome.

Para isso, clique duas vezes em cima do “T” na camada “Nome do NPC”. Isso fará com que o texto seja selecionado e você poderá apagar e escrever o que quiser no lugar, depois é só clicar em qualquer lugar cinza na tela para “deselecionar” o texto.

3. Agora vamos editar os textos. Primeiro, o título e depois a descrição.

Para facilitar a vida e organizar as camadas, organizei tudo em pastinhas. A pasta correspondente ao título da missão e descrição dela, é a “descricao”. Tem uma setinha do lado esquerdo de “descricao”, clique nela e aparecerá o que está dentro. Irá aparecer uma camada para o texto do título e outra para a descrição da missão. Aqui faremos o mesmo procedimento do “Nome do NPC”, clicar 2x em cima do “T” em cada um e escrever os textos que queremos no lugar.

4. Editar os objetivos da missão

Aqui acontece a mesma coisa: vamos abrir a pastinha “objetivos” na parte das camadas e clicar 2x no “T” das camadas de texto que aparecem para editar o texto.

5. Editar as recompensas

Essa é a parte maaaais chatinha para quem não conhece o Photoshop. Primeiro é melhor escolher qual recompensa você quer colocar ali e procurar uma imagem que corresponda a ela na internet. Por exemplo: se você for dar uma bolsa, colocar um ícone de bolsa do wow, ou se for uma carta, colocar o ícone de carta do correio. Você poderá achar essas imagens em alguns lugares como:

Com sua imagem em mãos (digo, salva no pc), abra-a com CTRL+O. Selecione a imagem com CTRL+A, copie (CTRL+C) e vá para a aba da missão novamente mas não cole ainda.

SUBSTITUINDO O ITEM

Feito isso, você irá abrir várias pastas que estão dentro de outras, até encontrar uma camada chamada “Camada 3”. Essa camada na verdade é o ícone da minha bolsinha de itens e iremos substituí-la pela imagem que você salvou. Abra primeiro a pasta “recompensas“, depois a “item”, encontre a “retangulos” e enfim, chegue na “retangulo-item”. Ao chegar nessa pasta, clique na “Camada 3” uma vez só para selecioná-la e cole a imagem com CTRL+V que estava guardada aí no seu copiar. Agora podemos clicar na “Camada 3” novamente e excluí-la com DEL.

Nesse momento você irá arrastar a imagem que colou para posicioná-la no local certo. Pressione V no seu teclado e arraste a imagem até o local que o item irá ficar. Clique com o botão direito em cima da camada da imagem do item, no nome dela, e irá aparecer uma lista de opções. Nela, selecione “criar máscara de corte”. Para isso funcionar, sua camada de imagem deve estar exatamente acima da camada “retangulo-titulo”. Caso precise ajustar a imagem, pressione CTRL+T e redimensione de acordo com o retângulo. Para não distorcer a imagem, segure SHIFT enquanto arrasta um dos quadradinhos da diagonal para reduzir e aumentar o tamanho. Dê ENTER para concluir o redimensionamento.

MUDANDO OS TEXTOS DAS RECOMPENSAS

Mais uma vez, repetiremos o processo de mudar os textinhos. Aqui podemos mudar o nome do item da recompensa na camada “Bolsa de itens” clicando no T. Para mudar o dinheiro, abra a pasta “dinheiro” dentro de “recompensas” e mude os textos de “10”, “70” e “15”. Por último, a experiência, mude para o número que quiser editando a camada de texto “12.500” dentro da pasta “recompensas”. Caso não queira que alguma informação apareça, você pode ocultar a camada clicando no olhinho que aparece na parte esquerda de cada camada ou deletando clicando em cima dela e pressionando DEL.

6. Salvando o arquivo

Com todas as camadas editadas e personalizadas, vá em Imagem > Modo > Cores CMYK > Mesclar > Ok. Pressione CTRL+SHIFT+S, de o nome que desejar ao arquivo e modifique o formato dele para JPEG. Agora é só confirmar para salvar e levar em uma gráfica para que eles imprimam e recorte as sobras.

Dica: peça um papel com uma gramatura maior que 90g/75g, que é o nosso papel sulfite comum. Uma folha grossinha da uma aparência mais bonita.

RESULTADO

Para esse tutorial, eu refiz tudo que havia feito em 2015, do modo que lembrava. Então muito provavelmente o meu PSD não está 100% igualzinho ao resultado que tive na época, mas a ideia é que fique parecido com isso:

 

Mais uma dica: eu coloquei as missões (10 ao total) dentro de um envelope com uma exclamação amarela, típica de quando o WoW te avisa que um NPC possui uma missão para você fazer. No meu caso, não havia uma pessoa presente para ter uma exclamação amarela em cima da cabeça e poder entregá-lo uma por uma, então o envelope fez esse papel.

Espero que tenham entendido como eu fiz. Sei que pode ser bem complicado pra quem nunca mexeu com Photoshop antes e algo muito simples para quem já está acostumado com isso. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário aí embaixo que eu tento ajudar. Se conseguirem fazer, me contem como ficou e qual foi a reação de quem recebeu o presente.

Bônus: quer fazer mais coisa do WoW? Que tal papercrafts? Esse site aqui tem váaaarios modelos, algum dia vou tentar fazer um e conto pra vocês. Tem até de baú pra combinar com as recompensas das missões. E eu disse que quando entreguei, o envelope fez o papel de NPC, né? Bom, talvez você possa ser o NPC com esse tutorial de por a exclamação na cabeça hahaha

Beijos e…

LOK’TAR OGAR!

Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *